E Esse Tal de Moleskine?

Têm coisas que entram no inconsciente coletivo e aí todo mundo começa a falar, a comentar. Isso que está acontecendo com os moleskines. Comecei a ver todo mundo falando de moleskine para lá, moleskine para cá e pensei: mas que diabos de tão especial tem esse tal de moleskine? Fiz uma pesquisa básica e descobri que moleskine é uma marca italiana de cadernos de notas. Mas o que eles têm de tão inédito? Na verdade é um mix da tradição, história e lenda com a qualidade do produto.

A lenda diz que artistas como Van gogh, Picasso, Matisse, Hemingway faziam os esboços de suas obras em moleskines. Porém, a marca Moleskine atual só foi relançada em 1996, o que nos faz pensar que estes artistas podem ter usado cadernos da empresa anterior que fabricava moleskines, ou então utilizavam cadernos com as mesmas características: cantos arredondados, uma tira de elástico para mantê-la fechada  e uma lombada costurada. Ou vai ver tudo isso é história e eles usavam mesmo eram guardanapos (que nem Walt Disney) para fazer suas criações e essa lenda não passa de marketing dos bons.

Mas a verdade é que os moleskines atraem pela diversidade do formato e a qualidade do papel. Existem pelo menos uns 15 tipos de moleskines: para quem é músico, para quem cria story boards, para quem quer desenhar, para quem quer pintar , para quem quer apenas escrever, para quem quer fazer anotações de viagens, escrever receitas, notas sobre vinhos e por aí vai. O papel é acid free, ou seja, não amarela com o tempo.

E hoje viraram febre. Todo mundo que quer estar na moda diz que usa um moleskine e que tem um sempre à mão! Enfim, é aquilo, às vezes a imagem do produto criada é tão forte que ele vira desejo de primeira necessidade.

2 Responses to “E Esse Tal de Moleskine?”


  1. 1 Daniela 19 19UTC maio 19UTC 2010 às 12:41

    E eu pensando se tratar de alguma roupa…por aqui essa mania não chegou…ainda.
    Bjssssssss


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Categorias

Siga o Hi Lo Pot Pourri no Twitter

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: